Estimativa da taxa de filtração glomerular na prática clínica: posicionamento consensual da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML)

Gianna Mastroianni Kirsztajn,Geraldo Bezerra da Silva Junior, Artur Quintiliano Bezerra da Silva,Hugo Abensur,João Egídio Romão Junior,Marcus Gomes Bastos,Viviane Calice-Silva,Lilian Pires de Freitas do Carmo,Tainá Veras de Sandes-Freitas, Patrícia Ferreira Abreu, Bruna Dolci Andreguetto, Luiz Gustavo Ferreira Cortes, Maria Gabriela de Lucca Oliveira, Luisane Maria Falci Vieira,José A. Moura-Neto,Adagmar Andriolo

Brazilian Journal of Nephrology(2024)

Cited 0|Views1
No score
Abstract
RESUMO A doença renal crônica (DRC) representa um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. A dosagem da creatinina sérica e a estimativa da taxa de filtração glomerular (TFG) são as principais ferramentas para avaliação da função renal. Para a estimativa da TFG, existem diversas equações, sendo a mais recomendada a CKD-EPI (Chronic Kidney Disease – Epidemiology). Existem ainda algumas controvérsias com relação à dosagem da creatinina sérica e da estimativa da TFG, uma vez que vários fatores podem interferir nesse processo. Uma importante mudança recente foi a retirada da correção por raça das equações para estimativa da TFG, que superestimavam a função renal, e consequentemente retardavam a implementação de tratamentos como diálise e transplante renal. Neste documento de consenso da Sociedade Brasileira de Nefrologia e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial são revisados os principais conceitos relacionados à avaliação da função renal, possíveis controvérsias existentes e recomendações para a estimativa da TFG na prática clínica.
More
Translated text
AI Read Science
Must-Reading Tree
Example
Generate MRT to find the research sequence of this paper
Chat Paper
Summary is being generated by the instructions you defined